Leitepéu Agro

Mais de 7000 vozes no Minas Grita pelo Leite

Mais de 7.000 produtores de leite, instituições e pessoas ligadas à Pecuária Leiteira de Minas Gerais se mobilizaram em um movimento marcante contra as importações de leite em pó do Mercosul. Nesta última segunda-feira(18) o “Minas Grita pelo Leite!”, realizado no auditório do Expominas, em Belo Horizonte, liderado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), contou com a presença de mais de 80 autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, marcando um momento histórico na luta pelos interesses do setor leiteiro em Minas Gerais e em todo o Brasil.

A mobilização foi impressionante não apenas pelo número de participantes, mas também pela entrega de mensagens significativas e pelo debate na busca de soluções emergenciais para proteger a atividade leiteira no estado e no país. Um dos momentos mais importantes foi o anúncio do governador Romeu Zema sobre alterações no ICMS para laticínios que importam leite, visando apoiar os produtores locais e garantir justiça fiscal.

Momento da execução do hino nacional brasileiro.


O manifesto reivindica, entre outras iniciativas, a suspensão das importações subsidiadas da Argentina e do Uruguai ou adoção medidas compensatórias ou salvaguardas imediatas; o Plano Nacional de Renegociação de Dívidas de todos os produtores de leite, a inserção permanente do leite nos Programas Sociais do Governo Federal e a ampliação da fiscalização no âmbito do Decreto 11.732/2023, que visa estimular a venda de leite in natura por meio de benefícios governamentais.

Foi feito o lançamento de um relógio que vai marcar quanto tempo o Governo Federal levará para dar resposta aos pleitos dos produtores.

O dispositivo será colocado na entrada da sede do Sistema Faemg, na capital mineira.

A Leitepéu Agro em uma intercooperação com a Coopel e Sicoob Credipeu e parceria com o Sindicato Rural de Pompéu organizou uma caranava onde mobilizou mais de 100 produtores rurais e membros da equipe a participarem da iniciativa. Continuaremos firmes apoiando o movimento “Minas Grita pelo Leite!” a favor do nosso parceiro no campo o Produtor Rural, principalmente o Pecuarista de Leite.

Compartilhar :

Últimas Notícias